Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho acadêmico produzido sob orientação de um(a) docente da UFSCar que integra saberes e competências desenvolvidos ao longo do curso. No curso de Licenciatura em Música, o TCC é uma atividade obrigatória que é realizada ao longo de duas disciplinas semestrais previstas para se iniciarem no 7º semestre (1º semestre do 4º ano). A Coordenação dos TCCs do curso está, atualmente, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Adelcio Camilo Machado.

Os TCCs do curso de Licenciatura em Música poderão ser apresentados no formato de monografia ou de artigo científico, e poderão consistir nas seguintes modalidades:

• Pesquisa;
    • Relato de experiência;
    • Proposta de ensino.

A definição sobre a orientação do TCC deve ser feita, inicialmente, através de contato do(a) estudante com os(as) docentes que possivelmente teriam interesse em orientar a proposta do TCC. Para isso, faz-se necessário conhecer as áreas de atuação e de pesquisa dos(as) docentes do curso. Depois de ter a disponibilidade do(a) orientador(a), será necessário preencher um formulário, atualizado a cada semestre pela Coordenação dos TCCs e pela Coordenação do Curso, para que os departamentos (DAC e DME) possam abrir as disciplinas, turmas e vagas adequadas para cada estudante e orientador(a).

A avaliação dos TCCs pode ser feita tanto por meio de defesa pública quanto por pareceres escritos. Após os ajustes finais, os trabalhos ficarão disponíveis para acesso no Repositório Institucional da UFSCar (link externo).

Para maiores informações, consultar o Regulamento do trabalho de conclusão de curso, disponível na seção 6.4 do PPC (link externo).