Perfil do Egresso

    O egresso do Curso de Licenciatura em Música da UFSCar deverá ser um professor com sólida formação em música e educação, como base para o exercício crítico e reflexivo da docência stricto sensu e para atuar na organização, planejamento e avaliação de processos educativos, nos diferentes níveis de ensino formal e em espaços não formais. Por sólida formação em música entende-se que o egresso do referido curso deverá:

    • Dominar com propriedade os conteúdos e conhecimentos relativos aos fundamentos teóricos da música e ser capaz de articulá-los em experiências artístico-musicais e pedagógico-musicais, buscando integrá-los em seu exercício profissional docente de forma coerente e sensível.
    • Dominar, combinar e aplicar em sua prática docente em música diferentes conhecimentos da área de educação, com o objetivo de gerar, em seus alunos, uma aprendizagem significativa em música.
    • Reconhecer a música como um meio para a compreensão, reflexão e transformação das realidades em que se inserem seus alunos, contribuindo em seu exercício para a construção da autonomia e da cidadania.
    • Promover a consolidação do conhecimento musical junto à rede escolar e às instituições culturais.
    • Refletir acerca dos diferentes tipos de tecnologia musical e suas implicações em relação aos processos de ensino e aprendizagem, sendo capaz de lidar com as tecnologias musicais e de informação atuais, considerando seus impactos nas dimensões cognitiva e espaço-temporal.
    • Propor, desenvolver e/ou participar de pesquisas em música e sobre os processos de ensinar e aprender música em diferentes situações educacionais, contribuindo para a criação e disseminação de conhecimentos gerados na área musical.
    • Lidar com gêneros e repertórios musicais procedentes de diferentes períodos, culturas e estilos, incentivando em seus alunos uma percepção de música que se fundamenta na multiplicidade cultural e na autonomia de criação.
    • Demonstrar iniciativa, capacidade de julgamento e de tomada de decisão, embasadas em critérios humanísticos, científicos e artísticos, bem como em referenciais éticos e legais; preocupação com sua formação continuada; e habilidade de comunicação oral e escrita.