Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante

A figura mostra a imagem do professor Fred Siqueira Cavalcante sob um fundo transparente. Um homem branco, de pele clara, olhos castanhos, cabelos curtos e grisalhos. Ele está sorrindo. Está de camisa branca e de óculos.

E-mail: fred@ufscar.br

Disciplinas que ministra com frequência no Curso de Licenciatura em Música: Instrumento ou voz 1 - 6: Teclado; Instrumento Harmônico 1; Prática Instrumental 1; Prática Instrumental 2; Projeto em educação musical (TCC) 1 e 2.

Síntese do Currículo Lattes: Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e doutor em Educação pela mesma universidade. Atualmente é Professor adjunto na Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e no Curso de Educação Musical pela Universidade Aberta do Brasil conveniada a Universidade Federal de São Carlos (UAB/UFSCar), na modalidade de EaD (Educação a distância). Foi membro ativo da Comissão Nacional de Avaliadores Externos do Sistema UAB. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: história de vida de professor, criação musical, práticas sociais e processos educativos em música, música comunitária e educação musical. Desde 2013 coordena o projeto de extensão "MoMA - Mostra musical de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFSCar" (PROEX-UFSCar), membro da Comissão Local do XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) - atuando como coordenador artístico-cultural do evento, e é membro da Comissão Permanente de Comunicação e Cultura da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).