Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago

Busto de pessoa aparentando sexo masculino com tonalidade de pele branca mediana, com a caixa craniana um pouco ovalada na altura. Na foto as orelhas não aparecem muito pois as bochechas estão um pouco salientes. O cabelo liso mas um pouco ondulado parece castanho médio e está com um corte curto nas laterais e um pouco elevado acima. Está penteado para trás. A barba aparenta estar por fazer. Os olhos estão escuros, podendo ser castanhos. Está vestindo uma camisa de cor branca.

E-mail: glauber@ufscar.br

Disciplinas que ministra com frequência no Curso de Licenciatura em Música: Criação Musical 1 (Composição Canções); Criação Musical 2 (Improvisação) ; Criação Musical 3 (Arranjo) ; Recursos Tecnológicos para o Ensino de Música; Projeto em Educação Musical (TCC) 1 e 2.

Síntese do Currículo Lattes: Prof. Dr. Glauber Santiago é bacharel em Direito, mestre em Engenharia de Produção com dissertação voltada para a gestão da qualidade em organizações musicais e doutor, também, em Engenharia de Produção com tese versando sobre uma proposta de diagnóstico das competências do educador musical em projetos de curso de graduação. Atua na área musical como professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas áreas de percepção e notação musical, linguagem e estruturação musical, criação musical, entre outras. Musicalmente também atua como arranjador, compositor e produtor musical. Em sua produção de material didático destacam-se alguns livros e métodos para o ensino de teclado, flauta doce, Xilofone Orff, e introdução à Harmonia Tradicional; ambientes virtuais de aprendizagem; vídeo aulas sobre música; e diversos softwares relativos ao aprendizado musical. Como pesquisador tem atuado com temas voltados para a educação musical, tecnologias e EaD. É líder do grupo de pesquisa Tecnologias aplicadas ao ensino e aprendizagem musical e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte). Mantém um site (https://www.servidores.ufscar.br/glauber/) com partituras, vídeos, ebooks e outros materiais musicais e educacionais para a divulgação do conhecimento.