Práticas Pedagógicas - Inclusivas na Área da Música e Educação
O objetivo geral do projeto é compreender, pesquisar e promover ações musicais realizem uma prática metodológica de pesquisa no âmbito da saúde. Através de tais práticas buscamos ferramentas que visem o desenvolvimento humano das crianças e adolescentes com deficiência motoro- intelectuais. Buscando parcerias com a comunidade local, bem como outras áreas da UFSCar/São Carlos-SP, através das estratégias metodológicas em educação musical inclusiva são voltadas para o ambiente da saúde, a partir da experiência prática, em estreito diálogo com a medicina, psicologia e pedagogia, tendo como foco específico crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas. Com isto almejam-se parcerias com instituições de saúde públicas na cidade de São Carlos-SP, bem como entidades de saúde, especificamente no Hospital da UFSCar/São Carlos-SP.
Objetivos Específicos:
- Observar e refletir criticamente sobre práticas pedagógico-musical em de saúde, a partir das perspectivas pedagógico - musicais no campo da saúde e nas escolas;
- Pensar na criação musical de oficinas adaptadas e ações musicais estratégicas voltadas para a realidade da inclusão em ambientes da saúde e educação, objetivando a interação prática entre a universidade, os projetos e a sociedade local.
Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Marília Coli
Contato: julianacoli@ufscar.br
Periodicidade: variável